quarta-feira, 11 de junho de 2014

Poesia

Uma Caminhada na Floresta - Ivan Shishkin


Não há remédio
Para a doença que não se cura em mim,
A poesia e os versos,
Pois nesses rabiscos desconexos
Ponho neles todos
O que sinto, pressinto,
O que vivo e o que jamais viverei,
A saudade, do que não sei —minto, sei —,
A verdade e a falácia, a ordem e o caos.
Na poesia falo de mim mesmo,
Doutro, de ninguém, e muito mais além...
É na minha poesia que se revela
Aquilo que não se desvela em mais nada.
É uma casa assombrada pelas minhas tristezas,
Torturada pelas minhas parcas certezas,
Exaltação e displicência, grandeza e eloquência.
Pedaço menor de mim mesmo
E ao mesmo tempo meu todo sem dimensão.
Amor, ridículo, empáfia, tristeza, alegria,
Pássaros, estrelas, morte, vida, caminhos,
Grilhões, cárceres, liberdade...
Na minha poesia só há verdade.
Aquela invisível àqueles em que o sentimento
Não é o alento,
Como o pão nosso de cada dia.



S. Quimas

Nenhum comentário: