domingo, 1 de junho de 2014

Eu tenho refletido sobre o valor de se semear frases e textos

Arte: Edouard Charlemont


Eu tenho refletido sobre o valor de se semear frases e textos, cujos autores sejam outros que não nós mesmos. E me fiz a seguinte indagação: não serei eu capaz de refletir e chegar a conclusões por mim próprio?
Eu tenho observado que em toda a história humana somente alguns raros “perderam seu tempo” refletindo, questionando, arguindo a si mesmos sobre os “mistérios e questões” da vida.
Será tão difícil filosofar? Creio que não.
Talvez se abandonássemos um pouco a reflexão sobre as preocupações hodiernas, se não ficássemos tão concentrados apenas em questões como: a conta de luz, a do gás, a do condomínio, etc., será se meu filho transou sem camisinha? Será se minha filha deu para ele? Minha mulher/meu marido me trai? Enfim, questões importantes, sim, mas não as únicas indagações.
Você já pensou que em um determinado momento algum corpo celeste pode se arremessar contra a Terra e todas as suas prioridades podem ir com a destruição do planeta?
Não quero que você se torne um parasita e deixe de trabalhar e fique sentado na escada de sua casa ou prédio, ou com a bunda numa cadeira ou sofá, durante o resto da sua vida refletindo  sobre tais questões.
O que eu quero realmente saber é se você dedicou um ínfimo momento em sua vida em questionar: o que sou? O que é tudo isso aqui? O que vem além?
Você pensa? Ou seu condicionamento lhe manipula?
Você é um ser humano? Alguém dotado de inteligência, ou apenas uma máquina reprodutora daquilo que parece ser o certo? O que é certo? O que é errado? Existe Certo? Existe errado? Por quê?
Confundi sua cabeça?
Se sim, alcancei meu objetivo. Incitei você a pensar por si mesmo e não a ser um reprodutor de pensamentos alheios.

Luz e paz.

S. Quimas

Nenhum comentário: