Sobre mim




Osvandil Silveira Quimas, mais conhecido por S. Quimas (31 de Março de 1961 - Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil) é artista plástico, designer e escritor.

Juventude (1961 - 1979)

Iniciou-se na arte do desenho e da pintura quando tinha a idade de 10 anos, realizando desenhos a lápis e pinturas em aquarela. Quando tinha 11 anos começou a pintar telas a óleo no grupo de interesse do Colégio Rui Barbosa (Nova Friburgo/RJ). Data desse período a sua amizade com o artista plástico Mario César Higgins Ferreira, que o orientou eventualmente nas técnicas da pintura a óleo e desenho de perspectivas. Em 1980, estudou durante dois meses técnicas de aquarela com a artista Claudia Tchembach Dall’aglio. A partir de então passou a desenvolver-se autodidaticamente, inclusive estudando as matérias do currículo de desenho e pintura da UFRJ por conta própria. Suas primeiras participações em exposições deram-se quando o artista tinha quatorze ano. Desde a mais tenra idade S. Quimas também demonstrou habilidades literárias, tendo composto versos e escrito textos ainda com dez anos de idade. Devido às suas preocupações sociais, definiu-se politicamente pelo Anarquismo, tendo mantido com alguns amigos uma revista política, na escola onde estudava, de tendência francamente socialista, o que na época acarretou-lhe alguns problemas junto à instituição. Vivia-se então sobre o julgo do Governo Militar Brasileiro. Trabalhou para a indústria gráfica como design gráfico desde 1975, tendo realizado diversos trabalhos de ilustração e composição gráfica. Participou como letrista de diversos festivais musicais, onde teve algumas de suas músicas classificadas entre os primeiros lugares. Aos dezoito anos foi designado para o I Batalhão de Polícia do Exército, na Tijuca, Rio de Janeiro, aonde não chegou a cumprir a totalidade do Serviço Militar devido a problemas de saúde. Tendo dado baixa, retornou à sua cidade natal, em dezembro de 1979.

Carreira Profissional (1980 - 1997)

Após retornar à Nova Friburgo, desempenha diversas atividades e cria no ano de 1982 o Curso de Iniciação Artística para Crianças nas dependências do Grupo de Promoção Humana (Nova Friburgo/RJ). O curso funciona até 1983, quando passa a ministrar aulas para todas as faixas etárias na Academia de Artes San Remo, na mesma cidade. Em 1984, abandona a Academia de Artes San Remo e inaugura um curso de desenho e pintura no Conservatório Nova Friburgo, onde trabalha até 1986. Nesse iterem, também desenvolve outras atividades paralelas: design gráfico e de estamparia, professor da Área de Propaganda do SENAC (Nova Friburgo/RJ) entre 1986 e 1987, publicou textos em diversos jornais em Friburgo, tendo mantido por duas vezes colunas semanais, além de outras atividades ligadas à arte e cultura. Em 1987, inaugura o Atelier de Artes Nova Escola (Nova Friburgo/RJ), onde com outros artistas e músicos, além de aulas de desenho e pintura, também de piano e violão clássicos. A instituição durou até fins de 1989, pouco antes de o artista resolver mudar-se para a cidade do Rio de Janeiro, onde já ministrava aulas de artes plásticas na AMBEP - Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros (1988 - 1998). Também em 1989 é eleito o primeiro presidente da Associação de Artistas Profissionais de Nova Friburgo, que ajudou a fundar, cargo que exerce até a sua partida para o Rio. No Rio de Janeiro, o artista trabalha incansavelmente nas áreas de sua atuação num período que vai de sua chegada até fins de 1997, quando novamente retorna a Friburgo. Fez diversos trabalhos na área de design para clientes como Sulamerica de Seguros, Sony, Encyclopaedia Brittanica, Federal de Seguros, diversas universidades, entre outros. Além de trabalhos de desenho e pintura, S. Quimas também produziu vários trabalhos cenográficos para teatro, balé e apresentações.

Nova Friburgo (1998 em diante)

Em 1998, motivado por um caso de um menino portador de uma síndrome especial, cria o Movimento Mundial de Apoio e Informação às Famílias de Crianças Portadoras de Doenças Raras: Nossas Crianças Especiais (também conhecido mundialmente por Our Special Children). O movimento promove recursos e informações às família de crianças acometidas por doenças raras (em inglês rare diseases). Nos anos que seguem o movimento consegue atender mais de seiscentos casos, mas devido à escassez de recursos acaba se dispersando nos últimos anos. Cria em 2004 a empresa Light And Dreams Produções, que além de outros projetos, recupera o filme "Geração Bendita - É Isso Aí, Bicho!" (1971), reeditando e autorando o DVD. O "Geração Bendita" é considerado o primeiro filme hippie brasileiro, um marco antropológico na cinematografia brasileira. Em 2005, participa da criação do jornal Atuar - Educação e Cultura, onde participa como Editor de Arte e colunista. No ano seguinte (2006) fundou o Movimento Mundial Armas da Paz, focado na divulgação da doutrina da paz em todo o mundo. Em 2007, cria o Manafri - Movimento Anarquista Friburguense (Nova Friburgo/RJ), cujo principal fim é a divulgação de idéias libertárias e a ação para o bem-comum. Também neste ano, lança o e-book "Contos e Encantos", contendo diversos contos de sua autoria. Em 2008 publica o livro "Palavras de Paz e Liberdade", uma coletânea de textos e ensaios pacifistas e libertários. Em 2014 publica o livro de poesias "Do Amor e Outros Delírios".
Na Internet podem ser encontrados diversos textos de autoria de S. Quimas, além das imagens de seus trabalhos de artes plásticas.

Principais Exposições

1975 a 1980
I ao VI Encontro de Arte. Grupo de Promoção Humana. Nova Friburgo/RJ.
1986
Exposição Coletiva de Artistas Friburguenses. Centro de Arte de Nova Friburgo. Nova Friburgo/RJ.
II Encontro Fluminense de Artes. Teresópolis/RJ.
1987
II Salão de Verão de Angra dos Reis. Angra dos Reis/RJ.
II Encontro de Artistas Plásticos Friburguenses. Centro de Arte de Nova Friburgo. Nova Friburgo/RJ.
“Je Vous Salue, Suisses”. Promovida pela Associação Fribourg-Nova Friburgo e Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. Nova Friburgo/RJ.
VII Encontro de Arte. Grupo de Promoção Humana. Nova Friburgo/RJ.
1988
Alma. Exposição individual. Centro de Arte de Nova Friburgo. Nova Friburgo/RJ.
I Salão de Inverno. Hotel San Moritz. Teresópolis/RJ.
Exposição Coletiva de Artistas. Espaço Cultural Amâncio Azevedo. Nova Friburgo/RJ.
10 Artistas Contemporâneos. Galeria tempo. Campos/RJ.
Exposição de Ex-Alunos do CENF. Centro de Arte de Nova Friburgo. Nova Friburgo/RJ.
III Coletiva de Artistas Plásticos de Nova Friburgo. Centro de Arte de Nova Friburgo. Nova Friburgo/RJ.
1989
V Salão de Verão. Iate Club Brasileiro, Niterói/RJ.
V Salão de Artes da Associação de Artistas Profissionais do Rio de Janeiro. Centro de Cultura da Academia Brasileira de Letras. Rio de Janeiro/RJ.
Coletiva de Artistas (Encontro Natureza II). Fundação Natureza. Nova Friburgo/RJ.
1991
Inconformismo: A Estética da Modernidade. Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ.
1994
Luzes da Serra. Exposição Individual. Centro de Arte de Nova Friburgo. Nova Friburgo/RJ.

Premiações na área de artes plásticas

Medalha de bronze. II Encontro Fluminense de Artes. 1986.
Medalha de bronze. II Salão de Verão de Angra dos Reis. 1987
Artista da Mais Alta Sensibilidade. Homenagem do Clube Cultural de Nova Friburgo. 1987
Medalha de Ouro. V Salão de Verão (Iate Club Brasileiro – Rio de Janeiro – RJ). 1989
Medalha de Ouro. V Salão de Artes Plásticas da Ass. de Artistas Plásticos profissionais do Rio de Janeiro. 1989
Melhor obra. Inconformismo: A Estética da Modernidade. Câmara Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro/RJ. 1991