sábado, 8 de novembro de 2014

A glória está na loucura

Eugène Delacroix - A liberdade Guiando o Povo


A glória está na loucura, não na insanidade da inconsciência, mas na loucura que é a ruptura com os valores usuais, mecânicos, estereotipados, herança dos condicionamentos e imposições sociais.
Quando o ser humano diminui o “por fora” e cultiva o “por dentro” passa a viver mais livre, pois não há tanto objeto de apego, de luta por necessidades artificiais, construídas pela indústria do marketing. Melhor o cão que corre atrás do próprio rabo, pois se diverte, do que o homem que corre atrás do “vento” e não chega a lugar algum que console as suas frustrações.
Cada vez a sociedade clama por mudanças, berra, marcha nas ruas, mas saberá que as mudanças repercutem a partir do indivíduo e que mudanças de massa só fazem trocar modelos, que no fundo trarão novas frustrações? São apenas alhos por bugalhos, como diz o ditado.
Não vou me estender mais, não cabe. Só quero acrescentar que em meio à escuridão não podemos nem ver a nós mesmos, porém, ainda assim, ao menos nos podemos sentir vivos. Desesperam-se os que estão cegos para a própria Luz interior, mas não os de espírito superior, os seres conscientes.

S. Quimas

Nenhum comentário: