sábado, 10 de setembro de 2011

Le Mat (The Fool)

Ainda prefiro ser um ignorante filosofando, buscando o conhecimento, do que achar que assistindo novela na TV vou aprender alguma coisa sobre a vida.
Até os jornais mentem, ou ao menos omitem, já que a câmera quando filma não o faz em 360°.
A idéia de que algo que se publica, ou que é televisionado é a "verdade", vem da ilusão que se processa em quem acredita e a fé jamais foi conhecimento.
A TV e os jornais são as novas religiões do mundo. A eles se dá crédito e há quem arrogantemente defenda-os com todas as forças de sua argumentação.
Se perguntassem a mim a quem crer, eu diria: em tu mesmo, afinal melhor mentir para si com argumentos próprios do que ser engolido pelas idéias alheias e se afogar na escuridão da aceitação pura e simplesmente.
Não há pior flagelo que passar pela vida carregando a sabedoria alheia e esquecendo-se de desenvolver a própria.
Mas, isso tudo que eu afirmei não tem a menor importância. Afinal, a gente não veio aqui só para se empanturrar de comida e bebida e acumular valores em nosso caixa? Esse negócio de filosofar é coisa para quem não tem mais o que fazer.
Nesse ponto, não tenho mesmo melhor o que fazer. Afinal sou tão limitado em minha existência, que apenas sigo como o caminhante da carta XXII do Tarot, deslumbrado com o imponderável e sustentando a mordida de um cão no meu traseiro.

Luz e paz.

S. Quimas

Veja também:

Nenhum comentário: