domingo, 30 de dezembro de 2012

O Universo e a Vida

A conhecida "Cabeça de Cavalo" na constelação do Órion.



Desde criança sempre fui atraído pelo céu, pela infinita imensidão coalhada de estrelas. Uma de minhas frustrações foi não ter cursado física e me doutorar em astrofísica. Comecei matemática, mas por ser jovem e estar em dificuldades e sem apoio da família, tive, infelizmente, que parar o curso, não completando a faculdade. Minha intenção era após concluir matemática, ingressar na faculdade de física e posteriormente me especializar em astrofísica.
Optei por seguir na minha carreira como artista plástico e continuar escrevendo meus textos, duas paixões da minha vida.
Bem, o mais importante de tudo que eu aprendi em minha vida, vou sempre estar aberto às novidades e ser capaz de me adaptar, incorporando novos conceitos, deixando de lado ideias antigas e abraçando novos conhecimentos.
O mais importante não é exatamente saber se há vida semelhante à nossa em outros planetas (pela probabilidade, com certeza, isto é um fato), mas por sabermos que isto seja possível, colocarmo-nos na real posição frente ao imenso Universo e deixarmos o "antropocentrismo" e desenvolvermos a necessária humildade, compreendendo que o que hoje sabemos, o que hoje percebemos é imensamente limitado frente ao que alcançaremos no futuro.
Não somos nem os maiores e nem os menores, somos apenas uma humanidade vivendo em um planeta que gira em torno de uma estrela. Cabe-nos cuidar de nós e de nossa casa e nos esforçarmos para não destruir o nosso lar, cooperando com a Natureza e todas as formas de vida. Só através disto provaremos nosso real valor e assim, de certa forma, poderemos provar que somos realmente seres "inteligentes".


S. Quimas



Luz e paz.

S. Quimas

Veja também:

Nenhum comentário: